quarta-feira, março 15, 2006

Download de música ilegal pode vir a ser punido com queixas-crime.

A Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) apresentou ontem em Lisboa um plano de combate à "pirataria" digital, onde as principais linhas de actuação passa pela criação de um folheto informativo, o lançamento de um site ( www.pro-music.com.pt ) e em último caso a apresentação de queixas crime com utilizadores de software P2P.
No site "Pro-Music" podem-se ler a posição de vários artistas nacionais sobre a questão, que entre um claro desconhecimento da questão e algumas boas razões de queixa nos deixam as seguintes opiniões:

Será justo que na nossa sociedade, todo o trabalho seja remunerado excepto o trabalho dos autores, dos editores e dos artistas? Parece-me que não.
A música que não é paga não se pode alimentar.
Tim

Por mais voltas que se lhe dê, a pirataria na Internet é apenas isso: pirataria. Aqui não há o glamour dos piratas dos velhos filmes, não há" a justiça dos pobres".
Há apenas um assalto ao nosso próprio barco, um pequeno acto ao alcance de um botão, que, a ser repetido e auto-consentido, se transforma num suicídio à distância.
Sérgio Godinho

Quando alguém compra um bilhete para um concerto de uma Banda ou de um Artista, acede a um momento irrepetível. Que tem um preço. Por que motivo o que perdura, o que é perene, o que se encontra fixado num suporte ou num disco rígido não deve compensar o trabalho de todos os intervenientes no processo criativo? Porque razão um disco ou uma música que nos pode acompanhar toda a vida não deve ter um preço? Talvez porque tenhamos que pensar todos um pouco mais nisso. Pensar não tem preço.
Miguel Guedes

Uma vez que sou artista olho para tudo isto de uma forma quase romântica. A verdade é que para mim fazer o download de uma música isolada seria como ler apenas um capitulo da história que faz um livro.
Tiago Bettencourt

O que mais custa a um músico não é a demonstração de desagrado pelo seu trabalho, por parte do potencial consumidor (um disco quando é mau, é mau). A isso chama-se justiça.
O que mais custa a um artista é as pessoas gostarem das suas músicas, cantarem as suas canções, recomendarem-nas aos amigos, etc, e chegando o momento de comprar, optam por efectuar o download ilegal. A isso chama-se injustiça.
Gomo

publicado por Lebre às 1:21 da manhã

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Início

Em audição - SETEMBRO

diapasão

Destaques 2006

ouvido

contactos

  • ouvido[at]netcabo.pt

timpano

Reviews Nacionais

  • Alison Bentley - Combo Nation Move
  • Bizarra Locomotiva - Ódio
  • Blind Charge - Demo 2004
  • Day of the Dead - Old Habits Die Harder
  • Dr. Zilch - A Little Taste of Hell Vol.1
  • For The Glory - Drown In Blood
  • More Than A Thousand - Trailers Are Always More Exciting Than Movies
  • One Hundred Steps - You´re a Lovely Victim of Emotional Chaos
  • Thanatoschizo - Turbulence
  • The Temple - Diesel Dog Sound
  • TwentyInchBurial - Heavy Metal Is The Law
  • TwentyInchBurial - How much will we laugh and smile?
  • Vários - LMNT03: Fire
  • X-Wife - Feeding the Machine

orelha

Entrevistas

  • Kubik
  • Forgotten Suns
  • Blind Charge
  • The Vicious Five
  • One Hundred Steps
  • New Winds
  • Pointing Finger
  • Blacksunrise

Barulhos Recentes

ouvido externo

  • agenda de concertos
  • d:/moni1/
  • divergencias
  • iso 800
  • metal incandescente
  • mondo bizarre
  • obscura lusitania
  • zona punk

Memória Auditiva

  • Caravana do Estrilho
  • Debut!
  • Hoje...
  • Festival de Música Moderna Corroios ’06
  • Rockar mostra MMP#05
  • d3ö
  • A Naifa digressão '06
  • Lobster + Veados Com Fome
  • Os Melhores de 2005...
  • Hell continues on tour...

Powered by Blogger